Champions League: Calendário, Novo Formato, Favoritos e a Seleção Mais Valiosa – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Maior Competição da Europa
- Informax News
- 17 de set. de 2024
- 4 min de leitura
A espera terminou! Nesta terça-feira (17), a Champions League retorna, agora de cara nova. Totalmente reformulada, mais jogos e um formato inédito, a maior competição de clubes do mundo promete ser ainda mais emocionante na temporada 2024/25. Prepare-se para uma edição histórica!

Maior vencedor da história da Champions, com 15 títulos, o Real Madrid está pronto para defender seu troféu após a vitória em Wembley na última temporada. Reforçado e ambicioso, o gigante espanhol entra em campo determinado a ampliar sua hegemonia. Mas quem poderá desafiá-lo? O imponente Manchester City de Pep Guardiola? O crescente Arsenal de Mikel Arteta? Ou até o surpreendente Bayer Leverkusen, comandado por Xabi Alonso? A competição promete disputas intensas e grandes emoções!
E, afinal, como funcionará o 'modelo suíço' que foi adotado pela Uefa para substituir a já tradicional fase de grupos? Como será o novo formato de disputa da Liga dos Campeões?
Essa e muitas outras perguntas estão respondidas no guia do ESPN.com.br, que contém todas as informações sobre a principal competição de clubes do planeta, com as datas de todas as fases e valores envolvidos. Tudo para você, fã do esporte, ficar antenado de tudo que precisa da competição antes da bola rolar.
O calendário do torneio
Fase da Liga: 17 de setembro de 2024 a 29 de janeiro de 2025
Playoffs do Mata-mata: 11 a 19 de fevereiro de 2025
Oitavas de final: 4 a 12 de março de 2025
Quartas de final: 8 a 16 de abril de 2025
Semifinais: 29 de abril a 7 de maio de 2025
Final: 31 de maio de 2025, na Allianz Arena, em Munique
Como será o novo formato da Champions League?
A principal mudança da Champions será o fim da já tradicional fase de grupos. A partir da edição 2024/25, os 36 clubes vão encarar um formato de "liga"', com cada um disputando oito partidas - metade como mandante, a outra como visitante. Os participantes serão distribuídos em quatro diferentes potes. Cada time enfrentará dois adversários de cada um deles.
De acordo com a Uefa, isso fará as equipes "se testarem contra um leque mais vasto de adversários, aumentando a probabilidade de os torcedores verem equipes de topo se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição". Como de hábito, cada vitória dará três pontos; cada empate, um. E a derrota, claro, nenhum.
Ao final desta fase inicial, os oito melhores colocados terão vaga direta nas oitavas de final - o formato de mata-mata será o mesmo do atual, com partidas de ida e volta e final única em campo neutro.
Os clubes que ficarem entre a 9ª e a 24ª colocação vão para um playoff, também com jogos de ida e volta (o 9º ao 16º enfrentarão o 17º ao 24º com a vantagem de decidir em casa). Quem passar no playoffs vai para as oitavas. Os demais estarão eliminados.
Qual será a premiação na nova Champions League?
Como de costume, a Uefa irá distribuir cifras bilionárias aos clubes que estão envolvidos em sua disputa. Ao todo, a confederação destinará 2,43 bilhões de euros aos clubes envolvidos na maior competições interclubes do planeta.
Assim como em anos anteriores, os times que vencerem ou empatarem seus jogos na fase da liga receberão um valor bônus. Cada time também receberá uma compensação financeira por sua posição na tabela de classificação deste estágio.
Fase da liga: 18,62 milhões de euros
Vitória na fase da liga: 2,1 milhões de euros
Empate na fase da liga: 700 mil euros
No mata-mata, novos valores serão distribuídos para todos os times envolvidos, desde os playoff até o grande campeão do torneio. O vencedor, inclusive, se terminar a fase da liga com oito vitórias, poderá receber, ao todo, 98,92 milhões de euros.
Playoffs: 1 milhão de euros
Oitavas de final: 11 milhões de euros
Quartas de final: 12,5 milhões de euros
Semifinal: 15 milhões de euros
Vice-campeão: 18,5 milhões de euros
Campeão: 25 milhões de euros
Os jogadores mais valiosos da Champions League:
A lista de jogadores mais valiosos da Champions é dominada por jogadores ofensivos, com Rodri, Rice e Valverde sendo os únicos 'intrusos' dentro da lista. Abaixo, os 12 jogadores mais bem avaliados pelo site Transfermarkt, além da escalação mais cara da temporada atual.
Kylian Mbappé (Real Madrid): 180 milhões de euros
Vinicius Jr. (Real Madrid): 180 milhões de euros
Jude Bellingham (Real Madrid): 180 milhões de euros
Erling Haaland (Manchester City): 180 milhões de euros
Phil Foden (Manchester City): 150 milhões de euros
Bukayo Saka (Arsenal): 140 milhões de euros
Rodri (Manchester City): 130 milhões de euros
Jamal Musiala (Bayern de Munique): 130 milhões de euros
Florian Wirtz (Bayer Leverkusen): 130 milhões de euros
Lamine Yamal (Barcelona): 120 milhões de euros
Declan Rice (Arsenal): 120 milhões de euros
Federico Valverde (Real Madrid): 120 milhões de euros
Comments